COMUNIDADE LGBT DA NIGÉRIA: "NÃO SOMOS ILEGAIS"

O Senado Nigeriano aprovou recentemente um projeto que pode tornar crime - com pena de até 14 anos de prisão - qualquer pessoa na Nigéria que vá a um bar gay, trabalhe ou esteja envolvid@ com organizações de direitos LGBT, ou que esteja em uma relação gay. Casar-se com uma pessoa do mesmo sexo, nem pensar.

Um convite para um casamento gay ou para qualquer celebração íntima de relações gays? Na Nigéria você pode ser preso pro isso por até 10 anos, por "apoiar ou ajudar" estes eventos.

Nosso amigo Ifeanyi Orazulike e outros ativistas Nigerianos estão soltando o verbo contra este projeto de lei preconceituoso e terrível, pro meio de uma simples mensagem: Nós não somos ilegais. Leia essa carta urgente do Ifeanyi's para o presidente da Nigéria abaixo, e junte-se aos nossos amig@s na Nigeria e da diáspora. Ifeanyi e outros ativistas de direitos humanos vão entregar esta carta na próxima segunda feira para a Missão Permanente da Nigéria às Nações Unidas em Nova Iorque.

Ajude a atingir a marca de 70000 assinaturas clicando no link: http://allout.org/pt/actions/nigeria

CARTA ESCRITA AO PRESIDENTE NIGERIANO

Para o President Goodluck Jonathan,

Meu nome é Ifeanyi Orazulike, e eu não sou ilegal.

Como cidadão nigeriano, e também como defensor dos direitos humanos e de saúde pública, eu exijo que o Sr. pare imediatamente com qualquer possibilidade deste projeto de lei preconceituoso e terrível ser aprovado, projeto este que é contra os direitos humanos, contra o tratamento e prevenção do HIV/AIDs, que o Senado do seu país acabou de votar a favor.

Se este projeto de lei for pra frente na Nigéria, o país vai se posicionar claramente como uma nação anti democrática, em um momento que o próprio país enfrenta graves questões internas e externas relacionadas à ameaças anti-democráticas.

Os possíveis impactos deste projeto, considerando também as recentes modificações que nele foram feitas ( para pior!) afetarão diretamente a longa luta do trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos, tratamento de pessoas portadoras do vírus HIV e claramente enterra, profundamente, os princípios da democracia no país.

Como guardião eleito para os direitos humanos de toda a nação nigeriana, eu, urgentemente, peço que o Sr respeite a diversidade em nossa democracia, e se recuse a assinar este projeto de lei.

Respeitosamente,

Ifeanyi Kelly Orazulike
Diretor, Centro International de Advocacy - Direito à saúde. (ICARH).